home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Híbrido de milho da Syngenta potencializa a produtividade e a rentabilidade de lavouras nos estados de Alagoas e Sergipe


Brazil
March 19, 2025

Mesmo diante da escassez hídrica que caracteriza a região, os estados de Alagoas e Sergipe têm se beneficiado dos resultados positivos advindos do uso de Feroz Viptera 3,  híbrido de milho da Syngenta. O uso de sementes adequadas às condições de clima e solo do sertão nordestino tem proporcionado mais produtividade e rentabilidade entre os pequenos agricultores, não só no caso do grão, mas também da silagem, utilizada na alimentação do gado leiteiro.

 

Feroz Viptera 3,  híbrido de milho da SyngentaFeroz Viptera 3,  híbrido de milho da Syngenta
 

Nos últimos anos, o híbrido Feroz Viptera 3, desenvolvido pela Syngenta, vem obtendo uma produtividade bem acima da média histórica do mercado. Na safrinha 2024, por exemplo, o desempenho ultrapassou os 7.500 kg/ha de milho, nas regiões Norte e Nordeste, em relação à média de 5.400 kg/ha registrada pela Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab). Esse volume confirma a produtividade superior, entre 42% e 51%, que já era registrada há pelo menos três anos.

O desempenho é resultado das características do produto, que conferem maior robustez e estabilidade, com melhor relação custo-benefício. Isso tem atraído a atenção de pequenos agricultores em municípios como Major Isidoro e Jaramataia, em Alagoas, que têm registrado aumento de produtividade e renda, além de melhora da qualidade de vida das famílias.

Diego Palota, Diretor Comercial da Sementes NK Norte-Nordeste, explica que as características do produto, como a excelente qualidade dos grãos, a boa qualidade de raiz e colmo da planta, conferem segurança na colheira. “Além disso, a sanidade foliar e a tolerância ao complexo de enfezamento, somados ao baixo fator de reprodução para nematóides, contribuem para que os produtores da região consigam produzir mais e com qualidade, mesmo com a escassez de chuvas em relação a outras áreas produtoras”, completa o executivo.

Os investimentos em genética também permitem que Feroz Viptera 3 entregue alta digestibilidade de fibras e grãos, com excelentes resultados, de acordo com sua análise bromatológica de silagem, atestando a qualidade do alimento que será dado ao gado e favorecendo uma maior produção de leite.

No sertão alagoano, agricultores tiveram produtividade média de 42,9 toneladas de massa verde/ha para silagem, em uma região que se caracteriza pela grande produção de leite. Mas alguns ensaios chegam a indicar a produção ainda maior, de até 69 toneladas de massa verdade/ha, correspondendo a 42 mil litros de leite/ha.

O Feroz Viptera 3 também conta com excelente intervalo para corte com alto stay green, garantindo ao produtor maior eficiência na produção de silagem, com melhor qualidade, de 10 a 12 dias, na safra verão, ou de 8 a 10 dias, na safrinha.

“O híbrido de milho é altamente resistente e se adapta bem às condições adversas, como a seca. Na minha propriedade, após 15 dias sem chuva, todos acreditavam que a plantação morreria e que seria necessário replantar. No entanto, quando a chuva veio, o milho se recuperou e produziu uma colheita satisfatória, que foi utilizada para silagem. O híbrido Feroz é excelente tanto para silagem quanto para grãos, com ele obtive resultados positivos, mesmo em períodos de seca prolongada”, explica Júlio César de Oliveira da Silva Santos. 

“Para nós da Syngenta é muito gratificante ouvir dos produtores os resultados que estão obtendo em produtividade e lucratividade, possibilitando que façam investimentos em suas propriedades, ampliem suas áreas plantadas e, consequentemente, melhorem a qualidade de vida de toda a família”, finaliza Palota.

 



More news from: Syngenta Brasil


Website: http://www.syngenta.com.br

Published: March 20, 2025

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section


Copyright @ 1992-2025 SeedQuest - All rights reserved