home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Contribuições da Embrapa Hortaliças para o fortalecimento do mercado de sementes


Brazil
March 26, 2025


 

O setor de produção de hortaliças apresenta enorme relevância no agronegócio nacional, sendo que este desempenho, altamente positivo, da cadeia das hortaliças pode ser atribuído aos investimentos em inovação tecnológica, nos sistemas de cultivo das principais olerícolas e, principalmente, na disponibilização de cultivares modernas, com a utilização de sementes de alto valor agregado. Assim, para acompanhar tais mudanças, as instituições públicas de pesquisa e principalmente as empresas de sementes, desencadeiam novas estratégias, onde procuram se adequar às necessidades do setor produtivo, bem como se ajustam às tendências de comportamento do consumidor, de forma a manter sua competitividade.

Neste cenário, a Embrapa Hortaliças, em conjunto com parceiros privados, tem se destacado no desenvolvimento de diversas novas cultivares com atributos diferenciados, tendo como foco a sustentabilidade econômica e ambiental dos cultivos e a segurança alimentar dos consumidores. Um exemplo,  é a oferta/disponibilização de um amplo e diversificado painel de variedades (linhagens, cultivares de polinização aberta e híbridos). Contemplando um portifólio de cultivares mais produtivas, com resistência/tolerância múltipla a estresses abióticos/bióticos, biofortificadas e com características que valorizam as propriedades bioativas/nutracêuticas, com maior vida útil (tempo de prateleira) e menor perda pós-colheita, visando tanto o transporte a longas distâncias no mercado doméstico como para o mercado externo (exportação). Nos 44 anos da Embrapa Hortaliças, cerca de 140 cultivares já foram disponibilizadas ao mercado nacional por meio dos programas de melhoramento genético, sejam eles convencionais ou utilizando ferramentas de biotecnologia e genômica.

Também, por meio de uma equipe multidisciplinar e com parcerias de instituições públicas e privadas, a Embrapa Hortaliças vem realizando, nestas últimas quatro décadas, pesquisa e desenvolvimento na área de sementes, disponibilizando assim, informações importantes em fisiologia e tecnologia de sementes para as condições tropicais do Brasil. Além da disponibilização de informações sobre tecnologia de produção de sementes de hortaliças em artigos científicos e boletins técnicos, a Embrapa Hortaliças tem ainda sistematizado e coordenado, junto a instituições públicas e privadas, a publicação de vários livros nesta temática.

Na área de formação de recursos humanos, a Embrapa Hortaliças, juntamente com diversos parceiros, destacando as universidades, tem realizado, anualmente, o Curso sobre Tecnologia de Produção de Sementes de Hortaliças, um importante treinamento, que tem como objetivo a promoção do aprimoramento profissional e a transferência de informações nas áreas de pesquisa e inovação em tecnologia de produção de sementes de hortaliças, contribuindo assim, para o aumento da competividade da produção nacional e geração do conhecimento por meio da formação de recursos humanos. Na sua vigésima quinta edição (a ser realizada em novembro de 2025 em Pelotas, RS), este curso tem treinado centenas de profissionais, produtores e estudantes. Soma-se a isto, a parceria entre a Embrapa Hortaliças e a Universidade de Brasília (UnB) na oferta da disciplina Tecnologia de Produção de Sementes de Hortaliças para o curso de pós-graduação.

As Visitas Técnicas (VT) ao exterior, em conjunto com parceiros internacionais, tem proporcionado aos participantes a oportunidade de conhecer diferentes realidades nos diversos países, como foi a recente VT Chile 2025. Nesta visita, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer diferentes empresas chilenas e multinacionais de sementes de hortaliças naquele país. Este exercício do “benchmarking” pode, inclusive, nos auxiliar na construção de uma solução dos problemas internos das diferentes cadeias produtivas de hortaliças em nosso país.

Contribuindo ainda com políticas públicas, a Embrapa Hortaliças participou
na elaboração de Normas Técnicas e de estudos relacionados a descritores morfoagronômicos de várias espécies que foram utilizados no registro e na proteção de cultivares junto ao Registro Nacional de Cultivares (RNC) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Vale salientar que o registro de cultivares permite a produção e a comercialização de sementes em nosso país, enquanto a proteção de cultivares garante os direitos intelectuais aos obtentores, sejam eles empresas públicas ou privadas.

Finalmente, o setor de sementes de hortaliças no Brasil alcançou R$ 1,5 bilhão, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM). Este desempenho positivo da cadeia das hortaliças pode ser atribuído aos investimentos em inovação tecnológica, nos sistemas de cultivo das principais olerícolas e principalmente, na disponibilização de cultivares modernas, com a utilização de sementes de alto valor agregado. Sem dúvida, todas estas ações aqui mencionadas, tem, de certa forma, contribuído para o vigoroso crescimento do mercado de sementes de hortaliças no país, onde um futuro desafiador e promissor se vislumbra, e assim, temos que estar preparados para enfrentá-lo com talento e determinação.

 

Fonte: 

Warley Marcos Nascimento, pesquisador da Embrapa Hortaliças

e-mail: warley.nascimento@embrapa.br



More news from:
    . ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
    . EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.abrates.org.br/portal/index.php

Published: March 27, 2025

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section

 

 


Copyright @ 1992-2025 SeedQuest - All rights reserved