home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Embrapa apresenta cultivares de tomate e pimenta na vitrine tecnológica do Show Rural Coopavel


Brazil
January 29, 2026


https://www.embrapa.br/image/journal/article?img_id=106766728&t=1769693094916&width=880Vista aérea da Vitrine Tecnológica de Agroecologia “Vilson Nilson Redel” em 2025
 

Cultivares de tomate e pimenta voltadas à agricultura familiar e à produção orgânica estão entre as tecnologias da Embrapa Hortaliças expostas na Vitrine Tecnológica de Agroecologia (Vital) da 38ª edição do Show Rural Coopavel, evento que acontece entre os dias 09 a 13 de fevereiro de 2026, no município de Cascavel, no Paraná. 

O pesquisador Lineu Alberto Domit conta que a escolha das culturas e das variedades é embasada nas necessidades e nas demandas do setor produtivo identificadas em parceria com a extensão rural do estado.

“As cultivares plantadas na vitrine apresentam um desempenho muito interessante no cultivo orgânico e na agricultura familiar. Além disso, o tomate é uma hortaliça muito produzida no Paraná e a pimenta apresenta bom potencial de agregação de valor”, esclarece. 

O processamento agroindustrial para agregação de valor e geração de renda também é destacado por Simone Grisa, engenheira agrônoma do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). “As pimentas podem ser transformadas em caponatas, molhos, doces e temperos, o que amplia as possibilidades de comercialização pelos agricultores familiares”, comenta. 

Sobre o desempenho agronômico, ela conta que mesmo com uma incidência razoável de geada na região de Cascavel na época do inverno, as cultivares de pimentas resistiram e estão com boa produtividade.

No caso do tomate, as cultivares apresentadas na Vital reúnem duas características muito importantes para a agricultura familiar: sementes com valor acessível e bom potencial produtivo para a região oeste do Paraná. “Isso é uma vantagem para o produtor de hortaliças porque, em geral, o custo das sementes é um gargalo, então ter uma semente com alto potencial produtivo e baixo custo é uma proposta atrativa para o agricultor”, avalia Simone.

Além do plantio na Vital, algumas cultivares de tomate e pimenta também estarão na estufa de olericultura do IDR-Paraná no evento.

 

Conheça abaixo as cultivares de tomate

Tomate BRS Zamir: a cultivar é um híbrido do segmento grape para consumo fresco, cujo diferencial é o seu elevado teor de licopeno, uma substância antioxidante que reduz os efeitos dos radicais livres no organismo. A cultivar é indicada para todas as regiões produtoras, seja em cultivo protegido ou em campo aberto no período sem chuvas. É indicado para cultivo estaqueado e o início da colheita ocorre 80 dias após o transplantio, e apresenta potencial produtivo na faixa de 06 a 08 kg de frutos por planta.

Tomate BRS Iracema: cultivar híbrida, desenvolvida a partir de sementes produzidas através da polinização cruzada de plantas que, além da doçura, resultante de seu alto teor de sólidos solúveis, detém outras qualidades como frutos firmes, boa durabilidade pós-colheita, excelente sequência de pencas e tolerância a nematoides-das-galhas do gênero Meloidogyne, grupo de patógenos responsáveis por provocar grandes danos à tomaticultura. Versátil, o híbrido pode ser plantado tanto em campo aberto quanto em cultivo protegido.

Tomate BRS Nagai: híbrido do tipo saladete, é indicado para cultivo em todas as regiões produtoras do País, seja em campo aberto ou em ambiente protegido. As características da cultivar contribuem para minimizar a dependência por agrotóxicos e garantem maior sustentabilidade do seu cultivo, reduzindo os custos de produção. A planta apresenta rápido desenvolvimento, com a primeira floração ocorrendo próxima ao nível do solo, o que contribui para elevar a produtividade e aumentar o período da colheita, e seu potencial produtivo pode alcançar 11 kg/planta.

 

Confira o portfólio de cultivares de pimenta

Pimenta BRS Araçari: cultivar de pimenta habanero de polinização aberta cujo diferencial é fruto da coloração amarela com potencial para atender a demanda por frutos frescos e nichos de mercado voltados para produtos diferenciados à base de pimentas, como molhos, geleias, chutneys, mostardas, patês e outros. 

Pimenta BRS Moema: cultivar pertencente ao grupo varietal conhecido como “biquinho”. Apresenta alta produtividade, uniformidade de plantas e frutos sem picância ou pungência. Ela possui qualidade tanto para o mercado de frutos frescos quanto para o processamento de conservas para aperitivos e geleias, uma vez que seus frutos são aromáticos, crocantes, saborosos e atendem consumidores que não consomem pimentas ardidas. A cultivar também pode ser utilizada como pimenta ornamental. 

Pimenta BRS Tui: cultivar indicada para plantio em todo o território nacional, sendo exigente em calor, sensível a baixas temperaturas e intolerante a geadas. Com frutos aromáticos, doces e crocantes, apresenta dupla aptidão, podendo ser destinada ao processamento industrial na forma de conservas, geleias, azeites e vinagres aromatizados, bem como ao mercado de frutos frescos. 

Pimenta BRS Seriema: pertence ao grupo varietal popularmente conhecido como “bode”. Além de muito aromática, a cultivar apresenta boa produtividade e frutos pequenos, próprios para o processamento em conservas. Destaca-se também pelo alto grau de uniformidade das plantas e dos frutos, característica ainda não estabilizada em algumas das populações do grupo “bode” atualmente cultivadas no Brasil. É indicada para o processamento em forma de conservas e também para o mercado de frutos frescos.

Pimenta BRS Mari: a pimenta do tipo dedo-de-moça apresenta alta produtividade e excelente uniformidade de planta e frutos. Os frutos possuem elevada pungência e podem ser utilizados tanto para consumo fresco como para processamento na forma de molhos líquidos e desidratados em flocos com as sementes (pimenta calabresa). 

Pimenta BRS Juruti: a cultivar pertence ao grupo habanero e possui frutos vermelhos, altamente picantes e com aroma bem acentuado e pode ser aproveitada tanto para consumo fresco quanto para a agroindústria. Apresenta polinização aberta e resistência múltipla a doenças, alta produtividade e uniformidade de plantas e frutos. 

Pimenta BRS Nandaia: pertence ao grupo habanero e além de muito picante e aromática, essa cultivar de frutos com coloração laranja apresenta alta produtividade, uniformidade de plantas e frutos, e resistência múltipla a doenças. A pungência elevada e aroma acentuado da cultivar estão dentro do padrão apresentado por esse tipo de pimenta, atendendo às necessidades do mercado.

Pimenta BRS Sarakura: cultivar de polinização aberta, adaptada às condições edafoclimáticas do Brasil Central, com resistência múltipla a doenças, elevada produtividade e uniformidade de plantas e frutos, além da maturação concentrada. Os frutos apresentam elevado rendimento industrial e qualidade superior, expressa em cor, pungência e sabor – matéria-prima versátil para molhos, pastas, geleias, blends e outras formas de processamento.

 



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: January 30, 2026

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section

 


Copyright @ 1992-2026 SeedQuest - All rights reserved