Vigor de sementes é tema de pesquisa feita pela Universidade de Passo Fundo com apoio da Apassul
Brazil
April 25, 2016

A importância do vigor das sementes sobre a fisiologia e a composição do rendimento da soja são temas de pesquisa que está sendo elaborada através de uma parceria entre a Apassul e a Universidade de Passo Fundo, ao longo da safra de soja de 2015/2016. “Vários trabalhos apontam que sementes de alto vigor geram lavouras mais produtivas. Além de quantificar este parâmetro, a pesquisa em questão busca verificar quais os componentes do rendimento são mais afetados, buscando encontrar respostas para as possíveis diferenças de rendimento relacionadas ao vigor da semente”, esclarece o engenheiro agrônomo da Apassul, Jean Carlos Cirino.
Com o objetivo de obter os resultados em diferentes situações e ter melhor representatividade dos dados, o mesmo trabalho está sendo conduzido em três locais distintos. Atualmente, as lavouras estão em fase de maturação, onde mais uma etapa será concluída com a coleta das informações de produtividade.
O trabalho está sendo desenvolvido pelo Laboratório de Fisiologia Vegetal da UPF, através do professor titular da disciplina de Fisiologia Vegetal, da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Dr. Geraldo Chavarria, e conta com a equipe executora composta pelo mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UPF, Rafael Giacomin, e pela pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Laboratório de Fisiologia Vegetal, Andréia Caverzan, que também é doutora em Genética e Biologia Molecular.
More news from: APASSUL - Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do RS
Website: http://www.apassul.com.br/ Published: April 25, 2016 |
The news item on this page is copyright by the organization where it originated Fair use notice |